Museu Histórico Bradesco

O Museu Histórico Bradesco

A história de uma empresa vitoriosa não se constrói apenas por números expressivos. Mais do que isso, ela é fruto do trabalho de milhares de agentes que contribuíram para uma trajetória de sucesso, na qual o passado torna-se fonte de inspiração, identidade e aprendizado para as futuras gerações. Foi pensando nisso que, em 1982, o Bradesco iniciou esforços para resgatar documentos, fotos, objetos e outros documentos históricos. No ano seguinte, por ocasião das comemorações dos 40 anos do Bradesco, uma mostra foi organizada na Cidade de Deus, em Osasco (SP). Tendo coletado junto aos funcionários, clientes e acionistas um valioso material que ficou exposto na matriz, essa iniciativa acabou por dar origem a um dos primeiros projetos de responsabilidade histórica empresarial do Brasil. Assim, naquele mesmo ano, o Museu Histórico Bradesco iniciou suas atividades, com a missão de preservar e difundir a história de conquistas da Organização, vista como um estratégico ativo intangível.

No Museu, a memória está contextualizada a partir da realidade histórica, social e cultural brasileira. Ele atua como um organismo social dinâmico, gerenciando documentos e conteúdos, salvaguardando, conservando e ampliando um acervo com variedade tipológica e mais de 150 mil peças, desenvolvendo e apoiando pesquisas internas e externas, subsidiando departamentos e empresas ligadas, atuando na comunicação institucional em memória e fomentando atividades educativas e de relacionamento com seus diversos públicos – funcionários, alunos, clientes, acionistas, poder público e comunidade em geral – em seus espaços de exposições de longa duração e temporárias.

Placa de inauguração do Museu
Primeiras instalações do Museu, na Unidade Escolar de Osasco I (SP) da Fundação Bradesco

O Espaço

O prédio no qual o Museu Bradesco está localizado é, por si só, um patrimônio histórico. Uma das primeiras construções erguidas na Cidade de Deus – complexo inaugurado em Osasco (SP) em 10 de março de 1953 e matriz do Bradesco desde 1957 –, as instalações atuais do Museu trazem em suas paredes décadas de história. De início, nelas funcionava um hotel, destinado a hospedar funcionários de diversos lugares do Brasil em visita à Cidade de Deus. Essa vocação para acolher sobrevive no cuidado com o qual o Museu preserva preciosos testemunhos sobre a memória da Organização e da comunidade que ajudou a construir este legado de realizações ao longo dos anos. Com o passar do tempo, o prédio assumiu outras funções, abrigando Departamentos e até mesmo uma lanchonete. Em 1998, foi reformado e adaptado para receber o Museu Histórico Bradesco, anteriormente localizado a alguns metros dali, na Unidade Escolar de Osasco I (SP) da Fundação Bradesco.

Hoje, o edifício abriga um valioso acervo, apresentado ao público por meio de uma exposição de longa duração e de um espaço para mostras temporárias, além dos milhares de objetos preservados na Reserva Técnica. Ao lado do inovador Centro de Tecnologia da Informação do Bradesco, o passado da Organização é preservado no coração da Cidade de Deus, em espaço privilegiado e junto ao monumento da Locomotiva, símbolo do trabalho e do progresso que sintetizam a história da Organização.

Primeiras instalações do Museu, na Unidade Escolar de Osasco I (SP) da Fundação Bradesco

Exposição de longa duração

Dividido em eixos temáticos, o espaço da exposição de longa duração é destinado a apresentar as décadas de história da Organização Bradesco, rememoradas por meio de objetos e imagens que remontam dos anos 1940 ao tempo presente. São diversas as peças em destaque, entre máquinas, fotografias, documentos, prêmios e itens que remetem aos mais diversos produtos e serviços ofertados pelo Bradesco ao longo dos anos. Testemunho de uma tradição permanente de inovações, o acervo expõe preciosidades, como o primeiro livro-diário da Agência de Marília, matriz em 1943. Compõem ainda esse núcleo expositivo alguns ambientes específicos, como o Espaço Amador Aguiar – em homenagem ao Presidente Emérito da Organização Bradesco –, o Espaço Automação Bancária – que destaca o primeiro computador do Banco, um IBM 1401 de 1962 –, e um módulo dedicado a contar a história da Fundação Bradesco, mantenedora do Museu.

Locomotiva 861, monumento “Símbolo do Trabalho e do Progresso”

Exposições temporárias

O espaço de exposições temporárias destina-se a usos multidisciplinares, propondo temas transversais que dialoguem com os interesses dos diversos públicos que frequentam o Museu. O objetivo é oferecer mostras interativas, lúdicas e dinâmicas que, partindo de aspectos destacados da memória organizacional, ofereçam experiências que explorem usos e vivências múltiplas, aliadas a atividades de ação educativa.

2013 - "A Marca Bradesco em 70 Anos de História”

Ao celebrar os 70 anos de história da Organização Bradesco, o Museu inaugurou a exposição “A Marca Bradesco em 70 Anos de História”. Para contar parte dessa trajetória, o espaço foi revitalizado, combinando sofisticados recursos tecnológicos a um variado acervo de objetos históricos.

A comunicação se transformou e, com ela, o jeito Bradesco de se relacionar com o Cliente. Assim como a Organização, a propaganda brasileira cresceu e se tornou uma das mais admiradas do mundo. Desde a década de 1940, o Bradesco vem acompanhando e influenciando essa trajetória. Das primeiras tabuletas dependuradas nos balcões do Banco Brasileiro de Descontos S.A. às inesquecíveis campanhas que marcaram a vida dos brasileiros, hoje antecipa o futuro, também presente no que a tecnologia oferece.

A nova mostra foi cuidadosamente planejada para apresentar ao público uma riqueza de conteúdo em suportes diversificados, que ajudam a reconstruir as décadas de inovações que fizeram do Bradesco uma das empresas mais admiradas do Brasil. Por meio da comunicação e da publicidade da Organização, os visitantes percorrem a história por imagens, vídeos e áudios, dos primeiros anúncios em preto e branco publicados em jornais do interior de São Paulo às modernas soluções que aproximam o Bradesco de seus clientes na Internet e nos dispositivos móveis. Nesse percurso, destacam-se também as memoráveis campanhas de televisão, além dos jingles de rádio que ecoaram pelos quatro cantos do Brasil.

Exposição “A Marca Bradesco em 70 Anos de História”

Exposições Anteriores

Ao longo dos anos, foram diversas as mostras temáticas que ocuparam o espaço de exposições temporárias do Museu Histórico Bradesco. Nesta seção, o Museu volta-se a seu próprio passado e resgata a memória dessas exibições, uma oportunidade de relembrar projetos marcantes que contribuíram para a vivência e a construção de conhecimentos de milhares de visitantes.

2010 – “Memórias da Infância”

A infância é um tema que a todos encanta, suscitando lembranças e despertando a imaginação. E nada é mais próximo a ela quanto o ato de brincar, de transformar e reconstruir a realidade a partir do olhar da criança. Ao idealizar a exposição “Memórias da Infância”, o Museu Histórico Bradesco reuniu uma série de imagens de alunos da Fundação Bradesco – de todas as regiões do Brasil – em momentos de diversão e aprendizado, por meio de brinquedos e brincadeiras tradicionais ou atuais. Além disso, coletando brinquedos de variadas temáticas e épocas – desde as bonecas de pano artesanais até os jogos eletrônicos – o Museu propôs uma viagem no tempo por meio desses objetos ricos em fascínio e história, muitos dos quais tão antigos quanto a própria civilização humana.

Exposição "Memórias da Infância"
Exposição "Bradesco e Imigrantes Japoneses: uma sólida amizade"

2008 – “Bradesco e Imigrantes Japoneses: uma sólida amizade”

O Museu Histórico do Bradesco, ao completar 25 anos de atividades no mesmo ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, apresentou a exposição “Bradesco e Imigrantes Japoneses: uma sólida amizade", com objetos da Coleção Japão pertencentes a seu acervo. Uma boneca japonesa representativa da época Genroku (1688-1703) – uma das mais antigas obras desta Coleção, foi escolhida como ícone da exposição por sua singeleza. A peça foi um presente recebido pelo Banco em visita de representantes da empresa Orient Leasing, por ocasião da criação da Leasing Bradesco em 1973. A amizade entre a comunidade nipo-brasileira e o Bradesco vem de muitos anos. Começou em 1943, em Marília, cidade do interior paulista que recebeu boa parte dos imigrantes no Brasil e abrigou a primeira agência e matriz do Bradesco. Naquele tempo, os imigrantes começaram a se estruturar economicamente, comprar suas próprias terras e tocar seu próprio negócio. Foi no Bradesco que eles encontraram um aliado para adquirir suas primeiras sementes, investir em equipamentos agrícolas, dar estudo para os filhos ou mesmo buscar familiares que ficaram do outro lado do mundo, numa época em que muitos bancos, devido à participação do Japão no Eixo durante a Segunda Guerra Mundial, fechavam as portas para os japoneses.

2006 – “Um Olhar sobre a Metrópole: 8ª Exposição de Trabalhos dos Alunos dos Cursos de Desenho da Fundação Bradesco”

Alunos do Curso de Desenho Artístico e Image Maker da Unidade Escolar de Osasco I (SP) da Fundação Bradesco mostraram pontos de vista sobre a realidade paulistana por meio de seus trabalhos artísticos, nos quais utilizam diversas técnicas ensinadas durante os cursos.

Exposição "Quatro Elementos"

2005 – “Quatro Elementos: 7ª Exposição de Trabalhos dos Alunos dos Cursos de Desenho da Fundação Bradesco”

Desde a Grécia antiga, o Ocidente convive com a ideia filosófica dos quatro elementos. Os sábios desse tempo remoto diziam que o mundo material era o resultado da ação de quatro elementos essenciais: Água, Ar, Terra e Fogo. No Renascimento, esses mesmos elementos foram associados a deuses gregos.

Segundo a ciência holística, o planeta que habitamos também é sede dessas quatro forças vitais, que, além de compor toda a natureza, nos animam em todos os níveis. Acredita-se que todo o ser humano seja regido por esses quatro elementos e, para que haja uma harmonia física e psicológica, é importante conhecer e equilibrar essas energias. Assim é que, no mundo moderno, encontramos infinitas interpretações para os elementos vitais, as quais variam conforme crenças, tradições e peculiaridades culturais de povos, grupos ou indivíduos.

Seja pela filosofia, poesia, mitologia ou ciência, essas quatro manifestações da natureza continuam a nos intrigar e nos envolver, num mistério que nos desafia, nos atrai e nos encanta. Nesta exposição, o Museu convidou o visitante a ingressar numa viagem visual, adentrando nesses quatro mundos energéticos, de limites arbitrários e imprecisos, porém tão densos quanto vitais e ricamente ilustrados nas obras expostas.

2004 – “Mostra Temática dos 25 Anos do Concurso de Desenho e Pintura Amador Aguiar”

Exposição dos trabalhos vencedores do “Concurso de Desenho e Pintura Amador Aguiar”. O Concurso constitui-se numa expressiva oportunidade para os alunos das Unidades Escolares da Fundação Bradesco mergulharem no mundo do sonho, da criatividade, da invenção e da representação. Seu objetivo é motivar a leitura e a interpretação de obras de artistas, bem como a produção de arte, incentivando a expressão artística através da pintura e do desenho, além de divulgar as produções dos alunos de diferentes localidades do Brasil, por meio de sua publicação em capas de cadernos, agendas e cartões de Natal da Fundação Bradesco.

Exposição "Sol Pôr Nascer"

2004 – “Sol Pôr Nascer: 6ª Exposição de Trabalhos dos Alunos dos Cursos de Desenho da Fundação Bradesco”

Quem nunca parou diante de um pôr-do-sol, ou desejou estar acordado no instante de a luz nascer? Quem nunca quis deixar os afazeres do cotidiano de lado para se entregar ao prazer de os olhos se inundarem com as cores que o sol pinta no céu? Alimentar a alma com as manchas alaranjadas, rosadas, por vezes violetas, amarelas, indefinidas, lindas, breves. Que outro espetáculo da natureza comove, atrai e inspira tanto os homens? De artistas a leigos, de apaixonados a indiferentes, de crianças a adultos. Esses momentos mágicos do dia – “o ir e o vir" do sol – inspiraram esta mostra, que reuniu 28 trabalhos em papel e 13 pinturas sobre tela dos alunos dos Cursos de Desenho Artístico e Image Maker da turma de 2003.

A exposição foi muito além das tradicionais paisagens de postais, oferecendo ao visitante a oportunidade de contemplar cenas inusitadas. O título “Sol Pôr Nascer” sintetizou, numa só composição de palavras, os três momentos da mostra. No primeiro deles, estavam as pinturas que abordavam livremente o tema do sol, muitas vezes figurativamente ausente da pintura. Os demais – o Pôr e o Nascer – estavam representados por cenas que retratavam os dois instantes, diariamente repetidos. O objetivo era despertar a sensação de vivenciar esses momentos, que tão bem traduzem os mistérios da luz e do Universo, tornando-os espectadores sensoriais do pôr-do-sol e do sol nascente.

1998 – “Mostra Fotográfica Natureza: Ryokichi Hoshino”

Ryokichi Hoshino, falecido em 1998, era um dos mais antigos funcionários do Bradesco. De origem japonesa, trabalhou como intérprete no atendimento desses Clientes, ainda na Casa Bancária Almeida & Cia. Tinha na fotografia um prazer, registrando com sensibilidade belíssimas imagens que fazia durante caminhadas na Cidade de Deus ou visitas pelas Escolas da Fundação Bradesco, fotos que foram reunidas e apresentadas na primeira exposição temporária do Museu Histórico Bradesco.

Primeiras instalações do Museu: exposição

Pesquisas

O acervo do Museu Histórico Bradesco é composto por dezenas de milhares de peças de tipologias variadas. São documentos, máquinas, fotografias, filmes, livros, troféus, numismática e outros objetos em suportes diversos que ajudam a contar a trajetória não só da Organização Bradesco, mas do próprio sistema financeiro e bancário nacional. O Museu trabalha para que suas coleções ofereçam usos cada vez mais múltiplos e educativos. Para isso, mantém uma Reserva Técnica planejada e um banco de dados digital, cuidadosamente construído para atender à natureza específica de seu acervo, permitindo que o público tome contato com a riqueza do patrimônio histórico do Bradesco. Para solicitar uma pesquisa, envie um e-mail para museu@fundacao.bradesco, detalhando seu pedido.

Primeiras instalações do Museu: exposição

Publicações

O Museu Bradesco busca oferecer ao público materiais educativos elaborados a partir de seu acervo e dos projetos que desenvolve em seus espaços, afirmando-se como referência para a comunicação em memória institucional. São fontes para pesquisas, usos pedagógicos ou mesmo entretenimento. Acesse aqui algumas destas publicações.

Alunos acessando as publicações através do totem
A ação educativa envolve todos os níveis de ensino de escolas da Fundação Bradesco e da comunidade, da Educação Infantil à Profissional e de Jovens e Adultos.

Contatos e Visitas

Sob a gestão da Fundação Bradesco, o Museu procura construir relações duráveis e inclusivas com a sociedade da qual faz parte, atendendo àqueles que se interessam pela temática da memória da Organização Bradesco e por seus desdobramentos.

Tanto no âmbito corporativo quanto pedagógico, o Museu Histórico Bradesco entende a educação por um viés emancipador, crítico, inclusivo e abrangente. Assim, como um espaço aberto de formação em constante interação com a comunidade, fortalece o respeito ao repertório pessoal e intelectual de seus visitantes.

No campo educativo, o Museu realiza visitas guiadas em sua exposição de longa duração e nas mostras temporárias. Além disso, procura apoiar educadores e pesquisadores e propor materiais que possibilitem experiências multiplicadoras. Para agendar uma visita ou em caso de dúvidas, informações e sugestões, entre em contato conosco!

MUSEU HISTÓRICO BRADESCO
Cidade de Deus s/nº - Osasco (SP)
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: +55 (11) 3684-3822
museu@fundacao.bradesco

A ação educativa envolve todos os níveis de ensino de escolas da Fundação Bradesco e da comunidade, da Educação Infantil à Profissional e de Jovens e Adultos.

Passado, presente e futuro. Épocas distintas e ao mesmo tempo tão próximas. No Museu tudo é possível, reviver momentos, vivenciar o contemporâneo e projetar-se para o futuro.

Acesse a galeria do museu!

Diretivas de Privacidade

Topo